.Eu tenho usado e abusado de minha câmera digital para gravar o que ainda resta da Academia Tênis Clube.
.A verdade é que eu não sei se vale a pena esse trabalho solitário e solidário com uma idéia, que até certo ponto, não encontra eco de ninguém.
.Todos sabem que a ATC está morrendo!
.Não adianta culpar pessoas ou procurar bode expiatório para a sua inevitável morte.
.Ela já vinha doente há alguns anos, com problemas de oxigenação financeira, e nós, os sócios e tenistas, fomos nos acomodando com a sua falta de ar, sem nos preocupar com a gravidade da enferma!
.Nos últimos anos ocorreram fatos novos e amargos no seio da família herdeira que pioraram o seu tratamento.
.A cada novo passo que a família dava, o estado de saúde da academia era agravado. Um homem nisso tudo foi esquecido: Eudoro Chaves.
. Não tive o prazer de conhecê-lo. Sempre que procurei alguma informação a seu respeito, todas as pessoas o elogiaram!
.Mas não precisava! Basta você entrar na ATC e dar uma espiada nos quatro cantos de seus muros.
.Não existe uma estrutura melhor em João Pessoa, para a prática do tênis..
.Tudo foi modestamente feito por ele, com certo capricho, nos mínimos detalhes!
. Eu cheguei a ver as etapas dos torneios brasileiros promovidos pela CBT e ATC, no período das férias escolares. Foram memoráveis!
.Existe foto de Eudoro, em algum lugar, entregando o troféu de vencedor da etapa de João Pessoa a Gustavo Kuerten quando o tenista tinha dez ou doze anos de idade.
.Hoje Guga não é mais o mesmo, o criador da ATC não está mais entre os tenistas, os herdeiros continuam se desentendendo e nós continuamos sem esperança!
.Nós somos os únicos candidatos a órfãos que não queríamos ser.
.A idéia, a paixão, o entusiasmo e o sacrifício de Eudoro Chaves não foram somente pelo tênis em si, ele também se preocupou com as gerações de tenistas que sua academia promoveria ao longo da existência.
.Na verdade o que está matando a academia de tênis, da pior maneira, em doses letais, não são as brigas ou litígios pelos direitos de sua posse, mas a indiferença que atingiu a todos nós, ao contrário de lutarmos pela herança maior que Eudoro Chaves nos legou: a paixão pelo tênis ainda que com todo o sacrifício.
Um comentário:
Caro Fernando,depois de ler o seu blog, principalmente a matéria sôbre a ATC, fui impulsionado a enviar-lhe êste comentário, parabenizando-o pela iniciativa.Como o beija-flor do Betinho, você está fazendo a sua parte. Desejo-lhe boa sorte e sucesso. Fraternal abraço,
Vaumir Fernandes
Postar um comentário